Conheça a Jarina
Conheça a Jarina
Conheça a Jarina

A jarina é um coco que cresce de forma espontânea, à beira dos rios, no Acre. O fruto maduro pode ser polido, tingido e transformado em cascalho, canutilhos ou tubinhos.

A partir deste material, Monica Carvalho monta colares, pulseiras, almofadas e até mesmo esculturas. Essa matéria-prima é comprada de comunidades de artesãos ribeirinhos em sistema de fair trade, gerando renda e emprego para região.

O processo de amadurecimento da jarina é demorado, cada fruto leva cerca de 8 anos para solidificar-se. As cores são obtidas através de processos artesanais.

A branca é a jarina totalmente polida. O acabamento rajado é uma mistura de partes polidas e de restos da própria casca do fruto. O caramelo se obtém tostando a semente de forma similar ao grão do café. Já o preto é alcançado com o pigmento retirado de uma casca de árvore da região.

Cada peça de jarina montada no ateliê vem impregnada com a energia da floresta, com o eco da sustentabilidade e respeito à cadeia produtora envolvida em cada peça.