1412657_611799042212246_746512809_o

Aconteceu no mês de setembro, na sede da ONU em Nova Iorque, durante a Assembleia Geral, o Prêmio Mulher Artesã Brasileira, que homenageou 15 mulheres de todo o Brasil. A representante fluminense foi Monica Carvalho. O evento contou com uma exposição de fotografia e de objetos de artesanato, o lançamento de um livro de arte e a realização de conferência sobre o tema, além da exibição de um documentário focado na produção artesanal brasileira. Foram duas semanas de programação intensa e muita troca de experiências entre as artesãs e o público.

Realizado pelo Sebrae Nacional, pelo Programa de Artesanato Brasileiro, ABEXA, APEX, Centro Cape e Ecoarts, a intenção do prêmio é revelar mulheres que através da produção artesanal encontram não somente uma forma de subsistência, mas também uma motivação constante de transformação da realidade social. Contar a história de cada uma das artesãs, que usam os mais diversos materiais encontrados no meio ambiente para criar obras de arte genuínas, além de divulgar a cultura e a economia brasileiras através da produção sustentável do artesanato.

Para Monica Carvalho, foi uma oportunidade de trocar experiências com artesãs do Brasil todo, conhecer técnicas e criações diferentes. “É um esforço de anos de trabalho que se torna visível, na medida que sai do ateliê e viaja o mundo, seja na exposição, no livro ou no documentário. Fazer parte de um grupo composto de mulheres que criam um artesanato de alto nível é um prazer e uma honra”, conta Monica.

Veja mais fotos